DualSense, joystick do PlayStation 5 é oficialmente revelado

 

A Sony Interactive Entertainment revelou o DualSense, o controle oficial do PlayStation 5.

"O DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controladores e captura o quão forte nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5", disse o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, em comunicado. “O novo controle, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos - continuando nossa missão na PlayStation de ultrapassar os limites do jogo, agora e no futuro. Para a comunidade PlayStation, eu realmente quero agradecer por compartilhar essa emocionante jornada conosco, enquanto caminhamos para o lançamento do PS5 no feriado de 2020. Esperamos compartilhar mais informações sobre o PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses. ”

Aqui está uma visão geral completa do controle, via vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento da plataforma Sony Interactive, Hideaki Nishino, no Blog do PlayStation:


 Quando o PS4 foi lançado em 2013, o controle sem fio DualShock 4 recebeu muitos comentários positivos de jogadores e desenvolvedores por ser o melhor controlador PlayStation até agora e por apresentar recursos avançados como o botão Compartilhar. Isso nos levou à próxima pergunta - como construímos esse sucesso?

    Após uma análise cuidadosa, decidimos manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e refinar o design. Com base em nossas discussões com os desenvolvedores, concluímos que o senso de toque na jogabilidade, assim como o áudio, não tem sido um grande foco para muitos jogos. Tivemos uma grande oportunidade com o PS5 para inovar, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar como eles podem aumentar esse sentimento de imersão por meio de nosso novo controle. É por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sente quando toca, como a lenta lentidão de dirigir um carro na lama. Também incorporamos gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 do DualSense para que você possa realmente sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha.

    Isso nos proporcionou um desafio empolgante para projetar um novo controlador baseado na geração atual, levando em consideração os novos recursos que estávamos adicionando. Por exemplo, com gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixariam no hardware, sem dar uma sensação volumosa. Nossa equipe de projeto trabalhou em estreita colaboração com nossos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e atuadores. Os designers foram capazes de desenhar as linhas de como o exterior do controlador pareceria e se sentiria, com o desafio de fazer o controlador parecer menor do que realmente parece. No final, alteramos o ângulo dos gatilhos das mãos e também fizemos algumas sutis atualizações no punho. Também levamos em consideração as maneiras de manter uma vida útil forte da bateria recarregável da DualSense e diminuir o peso do controlador o máximo possível, à medida que novos recursos foram adicionados.

    Para os botões, você notará que não há mais um botão "Compartilhar" como tivemos no DualShock 4. Não se preocupe, isso não vai desaparecer. De fato, aproveitamos o sucesso do nosso botão Compartilhar do setor para oferecer um novo recurso de botão "Criar". Com o Create, somos mais uma vez pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir. Teremos mais detalhes sobre esse recurso à medida que nos aproximamos do lançamento.

    O DualSense também adiciona um conjunto de microfones embutido, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com os amigos sem um fone de ouvido - ideal para iniciar uma conversa rápida. Mas é claro que, se você planeja conversar por um longo período, é bom ter esse fone de ouvido à mão.

    Agora, vamos falar sobre as cores. Tradicionalmente, nossos controladores básicos têm uma única cor. Como você pode ver, desta vez seguimos uma direção diferente e decidimos por um design em dois tons. Além disso, alteramos a posição da barra de luz que fornecerá um pop extra. No DualShock 4, ele estava na parte superior do controlador; agora fica em cada lado do touch pad, dando uma aparência e sensação um pouco maiores.

    Ao todo, passamos por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos antes de nos decidirmos sobre esse design final. O DualSense foi testado por uma ampla gama de jogadores com uma variedade de tamanhos de mãos, para alcançarmos o nível de conforto que desejávamos, com grande ergonomia. Nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados para o mundo dos jogos assim que abrirem a caixa. Queremos que os jogadores sintam que o controle é uma extensão deles quando estão jogando - tanto que esquecem que está nas mãos deles!


 

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